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REGRAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

REGRAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
XII SEMANA UNIVERSITÁRIA/ CAP


1 INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
  1. Poderão ser inscritos na XII SEMANA UNIVERSITARIA trabalhos científicos, em duas modalidades – pôster e artigos - que abordem temas das áreas de Contabilidade, Administração, Economia e/ou Direito, Educação Formal e não-formal, Matemática, Estatística, Letras, Literatura;
  2. Cada Grupo de Trabalho (GT) indicará na EMENTA a modalidade para apresentação;
1.3 O trabalho poderá ser original (relatos de experiências de pesquisas, estudo de caso etc.) ou de revisão;
1.4 O período para inscrição de trabalhos vai de 16 de fevereiro a 25 de março de 2016. Trabalhos recebidos após essa data não serão inscritos;
1.5 A inscrição se dará pelo envio do trabalho para o E-MAIL DO COORDENADOR do Grupo de Trabalho (GT), abaixo descriminado, e será validada pela Comissão Organizadora mediante confirmação de inscrição do(s) autor(es) no evento;
i. Contabilidade, Administração, Economia e/ou Direito: franciscotavares@uern.br
ii. Educação Formal e não-formal: teobaldoac@hotmail.com
iii. Matemática e Estatística: brunnotrajano@uern.br
iv. Letras e Literatura: ananiasgpet@yahoo.com.br
1.6 Cada autor, individualmente ou em conjunto, poderá inscrever e apresentar, no máximo, três trabalhos;
1.7 Após envio de trabalho para inscrição, não mais será possível inserir nomes de outros co-autores ou alterar o conteúdo do trabalho;
1.8 As propostas para Pôsteres estão reservadas, exclusivamente, para os alunos de graduação apresentarem os resultados parciais ou conclusivos de estudos, práticas, experiências, processos ou pesquisas, através de resumo simples e as propostas para artigos poderão se inscrever alunos de graduação e pós-graduação ou graduados e pós-graduados, nas áreas estabelecidas no item 1.1 das normas para a modalidade artigo.

2 FORMATO DOS TRABALHOS
2.1 A formatação dos trabalhos deverá obedecer às normas da ABNT em vigor para pôster e artigos.

PÔSTERES:
Esses trabalhos devem obedecer às novas normas ortográficas da língua portuguesa, além de conter os seguintes componentes:
a) Título: deve ser escrito em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 10 palavras;
b) Nome(s) do(s) Autor(es): deve(m) ser colocado(s) logo abaixo do título, seguido(s) do nome do professor orientador, na margem direita, utilizando fonte 12, separados por ponto e vírgula e grafados só com a primeira letra maiúscula. Fazer chamada de rodapé com número arábico após o último sobrenome de cada autor para indicar o Programa Formativo, a modalidade de bolsista, a Universidade, o Curso ou Escola de origem e o endereço eletrônico (e-mail); máximo de 02 (dois) autores;
c) Texto do Resumo: deve ter no máximo 250 (duzentos e cinquenta) palavras, espaçamento simples, com informações sobre a justificativa, os objetivos, os métodos, os resultados e as conclusões do trabalho. Não deve conter referências;
d) Palavras-chave: devem estar localizadas logo após o resumo, mínimo de 03 e máximo de 05, separadas por um ponto. As palavras devem estar relacionadas com o trabalho e escritas em Português;
e) O resumo simples, devidamente identificado, deve ser encaminhado para o endereço eletrônico correspondente ao GT em que será submetido para avaliação.
NORMAS PARA CONFECÇÃO DOS PÔSTERES:
a) Título: centralizado e escrito em letras caixa alta, que permitam a sua leitura a 3m de distância;
b) Nomes dos autores, professor orientador, universidade, programa formativo e curso devem vir abaixo do título e com fonte menor;
c) A disposição dos demais itens, no corpo do pôster (introdução, material e métodos, resultados e conclusões), fica a critério dos autores, recomendando-se priorizar a utilização de ilustrações (figuras, gráficos, diagramas, tabelas, etc.) e reduzir o uso de textos, os quais devem observar tamanhos de letras que permitam a leitura a distância;
d) Dimensão: 1,20m de altura por 90cm de largura;
e) Os autores dos pôsteres são responsáveis por afixá-los nos locais indicados pela Comissão Organizadora do evento, retirá-los, guardá-los, bem como pela segurança desses;
f) O apresentador do pôster deverá permanecer junto ao mesmo na data e horário designados pela comissão organizadora do evento.

ESTRUTURA DO ARTIGO:
A formatação dos trabalhos deverá obedecer aos seguintes critérios, além de obedecer as novas normas ortográficas da língua portuguesa:
a) Os trabalhos devem estar no formato PDF e WORD;
b) Número de páginas: mínimo de 07 (sete) e máximo de 15 (quinze);
c) Configuração das páginas: Margens: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm;
d) Tamanho do papel: A4 (largura 21 cm; altura 29,7 cm);
e) Fonte: Times New Roman;
f) Tamanho da fonte: Texto em geral: tamanho 12. Citações longas, notas de rodapé, paginação e legendas das figuras, tabelas e gráficos: tamanho 10;
g) Espaçamento: Texto em geral: 1,5 cm. Citações longas, notas de rodapé, referências e legendas: espaço simples. Seções e subseções: 1 espaço 1,5 cm (antes e após os títulos);
h) Citações longas: 4 cm da margem esquerda. Notas de rodapé e referências: alinhadas à esquerda e separadas por dois espaços simples;
i) Estrutura do trabalho (Na seguinte ordem): ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS: 1º. Título, e subtítulo (se houver); 2º. Nomes dos autores (no máximo 02, dois); 3º. Resumo; 4º. Palavras-chave; ELEMENTOS TEXTUAIS: 5º. Introdução; 6º. Desenvolvimento; 7º. Conclusão; ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS: 8º. Notas explicativas (se for o caso); 9º. Referências; 10º. Apêndices (se for o caso); 11º. Anexos (se for o caso);
j) O nome de cada autor deverá vir acompanhado, em nota de rodapé na mesma página, de breve currículo que o qualifique na área de conhecimento do artigo, bem como de endereço eletrônico do currículo Lattes e, ainda, os e-mails do(s) autor(es);
k) Os artigos deverão apresentar o resumo (sem recuo de parágrafo) no mesmo documento, que deverá conter de 100 a 250 palavras, seguido de três palavras-chave.
2.2 No caso de normas técnicas não contempladas neste edital, inerentes aos trabalhos avaliados, serão consideradas as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
AVALIAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS
A seleção dos trabalhos se dará mediante avaliação por banca constituída de dois professores, com titulação mínima de especialista, indicados pela Subcomissão de Eventos Científicos;
a) A avaliação dos trabalhos decorrerá de parecer da banca avaliadora, mediante média aritmética simples, cuja nota será de 1 (um) a 10 (dez), não cabendo recurso por parte do(s) autor(es).
b) Serão classificados, por ordem decrescente de notas, os trabalhos com notas iguais ou superiores a 6,0 (seis);
c) Os artigos científicos, que não preencherem os requisitos das normas, serão reenviados aos autores, para possíveis correções (no período de três dias a contar da data do recebimento), em tempo hábil de gravação dos Anais do evento. Aqueles que não realizarem as devidas correções no tempo estipulado não serão apresentados e nem publicados;
d) O resultado dos trabalhos selecionados será comunicado aos autores, por via eletrônica (e-mail), até 72 (setenta e duas) horas antes da apresentação, oportunidade em que receberão informações sobre local, data e horário de apresentação;


3 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
a) As apresentações de trabalhos aprovados na XII SEUNI - SEMANA UNIVERSITARIA, deverão ocorrer na forma de comunicação oral;
b) O apresentador terá até 15 minutos para expor seu trabalho ao avaliador. Após sua exposição, o avaliador poderá questioná-lo;
c) Cada trabalho deverá ser apresentado no tempo máximo de 15 minutos, podendo haver questionamentos e debates após a apresentação, no tempo máximo de 10 minutos, segundo organização do coordenador;
d) Serão disponibilizados aos participantes recursos audiovisuais para as apresentações de trabalhos.


4 PREMIAÇÃO
Será dada uma premiação para os três melhores artigos avaliados pela comissão científica da seguinte forma: 1º colocado R$ 200,00, 2º colocado R$ 150,00 e 3º colocado R$ 100,00.

5 DISPOSIÇÕES FINAIS
a) Aos autores de trabalhos aprovados e devidamente apresentados será conferido certificado de apresentação no evento;
b) Quaisquer dúvidas relacionadas a este edital poderão ser enviadas a Comissão Organizadora do evento através de e-mail;
c) Os trabalhos que não observarem as regras estabelecidas neste edital serão automaticamente desclassificados;
d) Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora.